Tempo em Guararema
31°
19°
tiempo.com  +info
GUIA
22 de Setembro (sexta-feira)

1º SAPETUS

Seminário de Áreas Protegidas e Turismo Sustentável

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO 1º SAPETUS:

– 8h – credenciamento

– 8h30 – abertura – Prefeitura de Guararema e Conselho Municipal de Meio Ambiente

– 8h50 – Palestra de abertura: “A importância das áreas protegidas na conservação da biodiversidade”
Ricardo Moscatelli (SEMMAPLA) – Diretor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Guararema, responsável pelas ações de Educação Ambiental e proteção da Biodiversidade. Administrador de empresas pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós-graduado em Educação Ambiental pelo SENAC-SP, atual coordenador do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

– 9h20 – Palestra: “Vegetação em regeneração como critério para delimitar Unidades de Conservação”
Caroline Almeida Souza (IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas) – Engenheira florestal pela Universidade de São Paulo (1996), mestre em Economia Ecológica pela University of Edinburgh (2002), realizou intercâmbio de 6 meses no Internacional Centre for Research in Agroforestry (ICRAF – Indonésia) em 2010/2011. Pesquisadora II da Seção de Sustentabilidade de Recursos Florestais do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), desde 2009, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: serviços ambientais, avaliação de sustentabilidade, planejamento ambiental e desenvolvimento sustentável.

– 9h50 – Palestra: “Planejamento da Paisagem: uma abordagem para a produção sustentável de florestas”
Dra. Yhasmin Paiva Rody (Fibria) – Engenheira florestal, pós-doutorada pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisa os impactos das mudanças ambientais (perspectivas atuais, passadas e futuras) na floresta atual com linhas de pesquisas focadas em balanços de água e carbono na floresta, modelagem de crescimento florestal e agrometeorologia. Atualmente trabalha como pesquisadora em Ecofisiologia Florestal na Fibria Celulose S.A.

– 10h20 – Intervalo

– 10h30 – Palestra: “As Unidades de Conservação Municipais da Mata Atlântica”
Mônica Fonseca (SOS Mata Atlântica) – Graduada em Ciências Biológicas, habilitação em Ecologia, mestra em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Trabalha com o tema unidades de conservação tanto em organizações governamentais como não-governamentais. Consultora da Fundação SOS Mata Atlântica, principalmente com unidades de conservação privadas.

– 11h – Palestra: “A criação de áreas protegidas como ferramenta para a conservação de aves no Brasil”
Pedro Develey (SAVE Brasil) – Ornitólogo, possui doutorado em Ecologia pela Universidade de São Paulo. Atua como diretor executivo da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil) e é o presidente da Sociedade Brasileira de Ornitologia.

– 11h30 – Mesa de Discussão sobre Áreas Protegidas – Mediadora: Fátima Oliveira – Instituto Suinã
Bióloga, mestre em Conservação da Natureza pela UFPR e atual coordenadora de projetos socioambientais no Instituto Suinã.

– 12h – Almoço

– 13h30 – Palestra: “Unidades de Conservação do Estado de São Paulo – contexto territorial e perspectivas de gestão. Empreendedorismo e oportunidades para conservação”
Diego Hernandes (Fundação Florestal) – Biólogo, gerente das Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.
João Mauro Carrillo (Fundação Florestal) – Turismólogo, gestor da APA Cajamar, atua no Núcleo de Negócios e Parcerias para a Sustentabilidade da Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

– 14h – Palestra “Observação de aves: como o encantamento pode salvar florestas”
Tietta Pivatto (Maritaca Expeditions) – Bióloga, especialista em Ecologia e Ecoturismo com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Guia naturalista, trabalhou com estudos de meio e educação ambiental. Viveu 16 anos em Mato Grosso do Sul onde guiou turistas pelo Pantanal e Serra da Bodoquena em roteiros de ecoturismo e observação de vida selvagem. Atualmente é consultora e instrutora em cursos de meio ambiente, especialmente observação de aves.

– 14h30 – Palestra “Guararema, terra de bons anfitriões”
Marcos Grangeiro Rodrigues (Guaranature – Olhos da Natureza) – Ambientalista, artista plástico e músico, com exposições no Brasil, EUA, Cuba, Holanda e Alemanha. Membro fundador do Tagua, Teatro Amador de Guararema em 1981. É pedagogo pela Universidade Luterana. Leciona há 25 anos em escolas públicas e privadas. Fundador da ONG Guaranature – Olhos da Natureza, atuante há quase 30 anos, qual foi formalizada em 2011.

– 15h – Intervalo

– 15h10 – Turismo sustentável em Unidades de Conservação
Leonardo Teófilo da Silva Cândido (ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – Biólogo com mestrado em Biologia Comparada, analista ambiental do ICMBio, coordenador de Uso Público e Negócios do Parque Nacional do Itatiaia RJ/MG.

– 15h40 – Palestra “Turismo em Áreas Naturais”
Fernanda da Silveira Bueno (FATEC) – Engenheira Agrônoma, mestre em Biotecnologia, com formação em Permacultura com Bill Mollinson e experiência profissional em Permacultura para crianças na Austrália. Professora pesquisadora da Fatec de Mogi das Cruzes e Jacareí. Ministrou cursos de Permacultura pelo Governo de Estado da Bahia para professores de escolas públicas. Tem experiência profissional com sistemas agroflorestais com Ernst Gotsch. Produtora orgânica de cogumelos comestíveis e coordenadora do IX Simpósio Internacional de Cogumelos.

– 16h10 – Mesa de Discussão sobre Turismo Sustentável – Mediador: Jadderson Lara
Bacharel em Turismo pela Helio Alonso-RJ, em Administração pela USP-SP, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV-RJ, mestre em Business Management pela Boston University e Gestão Estratégica pela Stockholm University. Vice-presidente Global de Qualidade e Excelência Operacional em uma multinacional de serviços estabelecida em mais de 130 países. Mais de 20 anos de experiência em planejamento, gestão e operação de serviços, já realizou trabalhos no seguimento de serviços, turismo e hotelaria em áreas protegidas em diversos países das Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia e Oceania.

– 16h40 – Encerramento

O 1º SAPETUS acontece no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande, Centro de Guararema/SP.
Faça a sua inscrição pelo link a href=http://bit.ly/inscricao_SAPETUShttp://bit.ly/inscricao_SAPETUS/a, pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4693-8000/ramal 8070.

O NEA Sinhô Muniz tem acesso a Praça Lydia Custodio Dominguez, centro – Guararema/SP

Comentários (0)
Comentar