Tempo em Guararema
25°
17°
tiempo.com  +info
GUIA

A Capela D’Ajuda

Histórico

A Capela D’Ajuda fica no alto da colina, próximo ao Rio Paraíba do Sul. A capela abriga uma imagem de “Nossa Senhora D’Ajuda” considerada protetora dos navegantes.

Quanto à construção da capela, não existem informações exatas, estima-se que ela teria sido fundada em 1682, por Manoel Pinto do Rego, a pedido do seu irmão que era governador da capitania, o senhor Diogo Pinto do Rego (nessa época, o país ainda era divido por capitania e não por estados como conhecemos hoje).

Para chegar à capela é necessário subir os 81 degraus. Ela foi construída em taipa de pilão e pau a pique. A igreja serviu de núcleo religioso das fazendas próximas, além de servir como cemitério. Naquela época, religiosos, autoridades e pessoas da alta sociedade eram enterrados no interior da igreja e os escravos, atrás da igreja.

A Capela D’Ajuda foi considerada monumento histórico, pois é uma das construções coloniais mais antigas do Estado de São Paulo e foi tombada em 1984, pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), órgão do governo estadual.

Que tal conhecer um monumento histórico da época do Brasil – colônia, pertinho do centro da cidade? Depois de subir a escadaria até a Capela é possível vislumbrar uma belíssima vista do Rio Paraíba do Sul.

Aproveite entre os meses de abril e maio para ver o Sol se pôr atrás dos morros que contornam o vale. O céu parece dar um show de cores durante o pôr do Sol!

Comentários (1)
Ver Todos Comentar

  1. Marcelo Camargo

    Olá,
    Vale visitar, tem um estacionamento, um portãozinho lateral que dá acesso direto à capela, você pode subir com o carro.
    Lá em cima você toma uma aula de história com o simpático Roque, zelador do local.
    Nossa Senhora D”Ajuda….rogai por nós…!!!