Tempo em Guararema
30°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

A arquitetura dos prédios

Arquitetura dos antigos prédios da Rua 19 de Setembro.

Já repararam na Rua 19 de setembro, quantos prédios antigos têm ou existiam por ali? Está rua deu início à história da cidade. Assim que a linha férrea chegou, o centro da cidade migrou do bairro da “Freguesia da Escada” para próximo da estação do trem.

A guia de turismo Margarete Mônica Schubert que lecionou o curso de guia turismo aqui mesmo na escola profissionalizante, concedeu carinhosamente uma entrevista sobre a arquitetura dos antigos prédios de a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a.

Note a proximidade das casas com a calçada, sem o recuo exigido nas construções atuais. É uma das características da década de 1910.

A arquitetura dos prédios é Eclética, com vários elementos da “Art Deco” (arte decorativa). O Ecletismo é uma junção de vários movimentos arquitetônicos e também culturais, surgiu na segunda metade do século XIX na Europa e foi trazido ao Brasil pelos imigrantes e arquitetos que estudaram na Europa como, por exemplo, Ramos de Azevedo.

O prédio amarelo que hoje é um bar e a casa rosa, ambos possuem a platibanda que é uma moldura que contorna a construção e deixa o telhado camuflado. Às vezes é usada quando uma residência passa a ser um estabelecimento comercial para esconder o telhado, parece ser o caso desses prédios, embora não conheçamos a história deles. A platibanda veio ao Brasil no final do século XIX e início do século XX e faz parte do estilo eclético, embora tenha surgido no período gótico.

Alguns arquitetos dizem que a platibanda tinha também a finalidade de não jogar a água da chuva dos telhados diretamente sobre as calçadas, em respeito aos pedestres.

As construções coloniais têm a famosa beira. Lembram-se da expressão popular? “Fulano” não tem eira e nem beira.

Esses detalhes da casa eram símbolo de status social: quanto mais ornamentadas, às vezes sobrepostas, e grandes eram as beiras, mais posses o proprietário tinha.

A casa rosa possui o pináculo que faz parte principalmente da arquitetura gótica e é um ornamento no topo de uma construção, para transmitir imponência e verticalidade, pode ter formas de pinhas e bolas, por exemplo. No caso dos pináculos desta construção tende para o estilo gótico. Nessa mesma casa está circulado o “frontão”. É típico ter em prédios comerciais a data da construção e/ou monogramas dos proprietários, o que são indícios de que era um prédio comercial depois da reforma. A padieira ou verga é o acabamento acima das portas e/ou janelas, também é típica do ecletismo.

Margarete Mônica Schubert é Guia de Turismo regional, nacional e da América do Sul.

Comentários (1)
Ver Todos Comentar

  1. Ademir Usier Leite

    Essas casas foram construídas pelo Sr. Marcílio de Souza Leite, vocês podem notar que no alto das casas tem o ano de construção e as iniciais MSL.