Tempo em Guararema
25°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Arte popular em Guararema

agora é parte do circuito turístico

Desde o dia 1º de julho, Guararema conta com um novo espaço para apreciação e aquisição de obras de arte popular a preços acessíveis! O espaço, chamado Matrizartes, passa a fazer parte de um dos locais mais visitados também pelos turistas.

Localizado próximo à Igreja Matriz e do Rio Paraíba do Sul, o espaço está sob o comando da artista plástica e xilogravurista Regina Drozina e do mestre Valdeck de Garanhuns que, desde 2010, escolheram Guararema para instalar moradia e atelier.

Matriz é a essência da arte da xilogravura. Poeticamente falando, é o início, o fim e o meio. Meio para o artista reproduzir e difundir suas criações ao público que pretende adquirir obras de qualidade a preços populares.

Além da difusão e comercialização do trabalho pessoal do casal, que conta com xilogravuras dos mais variados temas e tamanhos, esculturas, objetos, literatura de cordel, bonecos de mamulengo – trabalho consagrado nacional e internacionalmente, com exposições em Washington e Nova York, nos Estados Unidos e em Halmeln, Erlagen e Frankfurt na Alemanha. A Galeria disponibiliza ainda obras de outros artistas populares renomados e também atua no fortalecimento de novos artistas da cultura popular brasileira.

 

REGINA DROZINA

Regina de Fátima Drozina Oliveira nasceu no dia 13 de outubro de 1962, na cidade de Formosa D’Oeste, no Paraná e veio para São Paulo ainda menina. Desde pequena, observando o trabalho do pai, sempre demonstrou interesse para os fazeres manuais. Inspirada em sua professora de educação artística, que observou suas habilidades, ela começou a exercitar e produzir as primeiras criações.

Trabalhando em um espaço cultural teve uma relação mais estreita com a arte realizando alguns trabalhos pela proximidade com os artistas que frequentavam o local. Foi nessa época que conheceu seu companheiro Valdeck de Garanhuns e passou a transitar no ambiente da cultura popular.

Regina faz xilogravura, entalha bonecos e faz esculturas em madeira e isopor, cuida de todo o figurino do Teatro de Mamulengo do mestre Valdeck de Garanhuns. Já participou de algumas exposições, ilustrou livros, CDs e catálogos, sendo sem dúvida, uma artista, que está despontando no cenário das artes plásticas, para contribuir imensamente com a cultura popular brasileira, onde sempre busca inspiração para suas belas criações.

 

VALDECK DE GARANHUNS

Pernambucano de Garanhuns Valdeck nasceu em 14 de julho de 1952 e logo depois foi levado para Recife pelos pais. Criou-se na capital, porém ia sempre passar as férias em companhia do seu avô materno na sua cidade natal. Foi com esse avô que teve os primeiros contatos com a poesia e o artesanato.

Aos quatro anos subiu pela primeira vez no palco representando um “drama” na igreja batista da qual fazia parte na época. Durante os estudos no Colégio Estadual de Pernambuco, cantou no orfeão, participou do grupo de teatro e frequentou as aulas de artes na marcenaria. No bairro do Jordão, em Recife, onde residiu muitos anos, fundou e dirigiu o grupo de teatro Acauã, montando várias peças, inclusive o “Drama da Paixão de Cristo” por dez anos consecutivos.

Valdeck é um verdadeiro artista múltiplo, conhecido no Brasil e no exterior: é poeta, artista plástico, arte-educador, ator, compositor, contador de histórias e mestre em Teatro de Mamulengo. Desenvolve esse trabalho do riso com maestria. Com 36 anos de carreira, o artista usa o Teatro de Mamulengo como recurso educacional em escolas, empresas, entidades, nas ruas e praças. Qualquer lugar é bom para o Teatro de Mamulengo.

Está entre os melhores xilogravuristas do país tendo participado de importantes salões de artes plásticas, várias exposições coletivas e realizado muitas individuais. No exterior expôs em Washington e Nova York, nos Estados Unidos; em Hameln e Erlagen, na Alemanha, e suas obras fazem parte do acervo do Museun für Völkerkunde em Frankfurt/Alemanha.

Valdeck de Garanhuns é um artista polivalente, que faz de sua arte um instrumento de educação, divulgação e preservação da nossa cultura.

 

A Galeria Matrizartes está localizada na Rua José Freire, 67, Centro, Guararema/SP.

Horário de funcionamento: quarta a domingo das 11h às 20h

Comentários (1)
Ver Todos Comentar

  1. rubens antelmo

    Parabéns aos artistas talentosos e inspiradores da nossa cultura popular e à belíssima cidade de Guararema que respondeu a altura desses artistas…e que a partir de agora tambem fica inteligente……todos nós ganhamos….