Tempo em Guararema
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Árvore Guapuruvu

No Parque de Lazer Profª Deoclésia

No Parque de Lazer Profª Deoclésia de Almeida Melo onde fica o centro artesanal, existe uma árvore que chama atenção por quem passa por ali. Além de ser muito alta tem um tronco comprido e seus galhos se ramificam somente bem próximo à copa.

Á noite a árvore Guapuruvu ganha uma iluminação especial, vale a pena dar uma volta na praça para conferir. Os vizinhos também contam que é comum ver durante o dia ou no cair da tarde, tucanos e maritacas lá no alto do Guapuruvu!

É uma árvore nativa do Brasil, é encontrada da Bahia até Santa Catarina na floresta pluvial da encosta atlântica. Ela tem de 20 a 30 metros de altura, 60 a 80 centímetros de diâmetro. A árvore é notável pela sua velocidade de crescimento que pode atingir 3 metros por ano. Floresce durante os meses de outubro, novembro e dezembro. O tronco era muito utilizada por índios para fazer canoas, devido a leveza e facilidade de entalhe.

Ela também é conhecida como guarapuvu, garapuvu, guapiruvu, garapivu, guaburuvu, ficheira, bacurubu, badarra, bacuruva, birosca, faveira, pau-de-vintém, pataqueira, pau-de-tamanco ou umbela.

Comentários (0)
Comentar