Tempo em Guararema
24°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Avistando Guararema

Guararema realiza 1º Seminário de Observação de Aves

Em vista do compromisso já conhecido de a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a com a conservação ambiental somando um seguimento de turismo sustentável, a Prefeitura da cidade, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura, realizará o Avistando Guararema – 1º Seminário de Observação de Aves. Com início às 8h30 e previsão de término às 17h30 do dia 26 de novembro (sábado), o evento acontece no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande.

A Observação de Aves, ou emBirdwatching/em, é um movimento crescente no Brasil e no mundo, que une estudiosos, conservacionistas e turistas. O objetivo, além de agregar conhecimento sobre preservação ambiental, é a conservação da natureza em si, podendo observá-la de perto sem interferir no ecossistema, trilhando o caminho para o turismo sustentável. O evento também deverá atrair donos de pousadas e de propriedades rurais, onde poderão desenvolver a observação de aves como produto de turismo.

Como indicador natural da preservação de um ecossistema, a presença de certas aves pode medir a qualidade de fatores como ar, água, bem como o nível de conservação de florestas, bosques ou matas ciliares. Um exemplo, que ilustra a conservação do meio ambiente em a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a é a presença do Bicudinho-do-brejo-paulista (emFormicivora paludicola/em), ave extremamente rara, limitando-se ao Vale do Paraíba e alguns pontos do Alto Tietê.

O evento será enriquecido por um cronograma de palestras com especialistas na área da sustentabilidade e conservação ambiental e terá a mediação do ambientalista Marcos Grangeiro, formado em artes plásticas, pedagogo pela Universidade Luterana e fundador da ONG Guaranature – Olhos da Natureza.

Tratando do assunto “O Papel do cidadão cientista no conhecimento e conservação da avifauna”, às 9h30, estará a Bióloga Karlla Barbosa, mestre em Conservação da Biodiversidade e Sustentabilidade, coordenadora do projeto Cidadão Cientista, da SAVE Brasil.

Às 10h30, representando o Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), Luiz Fernando de Andrade Figueiredo, médico, observador de aves, fundador do CEO, além de membro do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos – CBRO e editor técnico da revista Atualidades Ornitológicas, debaterá o tema: “Como atrair aves para os jardins, quintais, sacadas e janelas”.

Em seguida, encerrando a primeira bateria de palestras do dia, Guto Carvalho tratará sobre “Observação de Aves e Criação de Valor”, às 11h30. Guto é profissional de Comunicação, produtor cultural e organizador do Avistar Brasil, Encontro Brasileiro de Observação de Aves. Além disso, representará a empresa Avistar Brasil. Logo após a apresentação de Guto, às 12h30, haverá uma pausa para o almoço.

Às 14h, a programação é retomada pelo Turismólogo Aurélio Rufo, formado pela Universidade de São Paulo (USP), pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FVG), com o tema “O poder público e o incentivo ao turismo de observação de aves em Ilhabela”, representando a administração pública, por meio da Secretaria de Turismo da ilha.

Explanando sobre o assunto “Turismo de observação de aves, uma oportunidade de negócios”, pela Maritaca Expeditions, estará a Bióloga Tietta Pivatto, especialista em Ecologia e Ecoturismo, mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, guia naturalista, consultora e instrutora pelo SEBRAE.

Encerrando o quadro de palestras, o ornitólogo Demis Bucci, da Demis Bucci Birdwatching, falará sobre “Como ser observador de aves, como se comportar?”.

Como parte das atrações, além das saídas para observação dos pássaros, os participantes verão as exposições: Spix amp; Descourtilz, por Guto Carvalho; Aves da Mata Atlântica, de Jarbas Mattos; Aves da Usina de Salesópolis, de Elvis Japão; Aves do Alto Tietê, de João Paulo Rosa e Aves de Guararema, de Suzana Franco.

As vagas para o Seminário são limitadas e gratuitas. Para participar do Avistando Guararema – 1º Seminário de Observação de Aves, envie seus dados para: meioambiente@guararema.sp.gov.br.

O Núcleo de Educação Ambiental Sinhô Muniz fica na Ilha Grande, cujo acesso é pela Praça Lydia Custódio Dominguez.

nbsp;

emFoto ilustrativa de Marcos Grangeiro (Guaranature)/em

nbsp;

emPostada em 10 de novembro de 2016/em

Comentários (0)
Comentar