Tempo em Guararema
24°
11°
tiempo.com  +info
GUIA

Dona Deoclésia

A professora que foi Prefeita em 1964.

Deoclésia de Almeida Melo nasceu em Salesópolis e veio para a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a na década de 50 para lecionar. Nessa época, a cidade tinha muitas escolas rurais e a escola Getúlio Vargas no centro da cidade.

Em 1960 foi candidata a prefeita, mas perdeu. Já em 1964, ganhou a eleição sendo prefeita de 01.01.1964 a 31.01.1969. Foi a primeira prefeita eleita de a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a, talvez a primeira do Alto Tietê! O vice prefeito dela era Carlos Benitez, mas nessa época devíamos votar em prefeito e vice-prefeito, Sr. Carlos Benitez teve mais votos que a prefeita Deoclésia.

Em 1964, o Brasil passou pelo “Golpe Militar” e a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a tinha pouquíssimos recursos, mas Dona Deoclésia não se abatia e viajava para o Palácio do Governo em um caminhão, o único veículo disponível pela Prefeitura.

Dona Deoclésia era uma mulher muito vaidosa e usava um perfume muito marcante. Em uma conversa com Sr. Doca (o corinthiano) ele confirma essa história e, que além disso, votou nela.

Ela morava com uma irmã e com a Rosinha. (que trabalhou no Getúlio Vargas e durante sua adolescência morou com Dona Deoclésia). Quando Dona Deoclésia veio para a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a, trouxe com ela o Sr. Sergio (fiscal da prefeitura) marido da Dona Julieta. Vilma filha do Sr. Sergio, conta que seu pai gostava muito de política e que trouxe a banda de Salesópolis para tocar na sua posse em Guararema.

Deoclésia faleceu em 28 de julho de 1980. Hoje o espaço que abriga a praça e o “Centro Artesanal Dona Nenê” recebeu o seu nome: Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello.

Entrevistados: João Augusto – Figueredo, Vilma Lopes Scherma, Roberto Lopes, Sr. Doca (O Corinthiano)

Comentários (0)
Comentar