Tempo em Guararema
21°
13°
tiempo.com  +info
GUIA

Os sabores de Guararema…

Quem nunca foi ao centro artesanal, próximo à Ilha Grande e deu uma passadinha para saborear a tradicional paçoca feita por Ruth Maria Barbosa?

A gastronomia sempre esteve e sempre estará presente no dia a dia. E revela muito sobre a cultura de uma comunidade. Guararema é uma cidade com grande potencial gastronômico, já conhecida por seus restaurantes, pratos típicos e a culinária simples que agrada aos diversos paladares…

São várias as festas tradicionais realizadas no município que já têm vínculos aos pratos servidos.

E com o jeitinho de “roça”, dentro da simplicidade, ainda se mantêm delícias como a paçoca, o bolinho caipira e os caldinhos que aquecem também os nossos paladares, principalmente nos dias mais frios do ano.

Quando se fala em paçoca, a principal referência de Guararema é a “paçoca da Ruth”. Quem nunca foi ao centro artesanal, próximo à Ilha Grande e deu uma passadinha para saborear a tradicional paçoca feita por Ruth Maria Barbosa? Se não o fez, está perdendo! A paçoca é tão conhecida que até em outras cidades, as pessoas já ouviram falar. Ruth já levou a paçoca, inclusive para eventos como o Revelando SP, representando Guararema.

Filha de Ana Maria Barbosa e de José Belarmino Barbosa, Ruth conta que tem 6 irmãs mas a única que aprendeu essa receita que veio passada de geração em geração foi ela, que já se divertia fazendo junto com sua avó, Lucinda Maria Barbosa, quando era pequena.

Ela começou fazendo para distribuir gratuitamente, em festas de amigos, familiares e escolas locais. E fez tanto sucesso que virou negócio! E compartilha a receita, pois pensa que quanto mais pessoas souberem fazer, por mais tempo se mantém a tradição!

PAÇOCA DA RUTH

Ingredientes:

– 1 kg de amendoim torrado até a casca ficar “ao ponto de descascar”

– 1 kg de farinha de milho amarela

– 1 kg de açúcar

– 1 pitadinha de sal

Modo de fazer: Após torrar o amendoim, tirar a casca e colocar no pilão, socando até virar uma pasta. Nesse ponto, acrescentar a farinha de milho amarela, o açúcar e a pitadinha de sal. Colocar em uma mesa e deixar ao ponto de poder começar a fazer “quadradinhos”. Pode usar uma forma para ajudar ou colocar a paçoca em potinhos para comer com colher.

Quem quiser saborear a original, encontra no Centro Artesanal Dona Nenê, próximo à Ilha Grande, no centro de Guararema!

Por Valéria Campanholle Parra – Jornalista – MTB 32.678 (Editora D Guararema)

Fotos de Fernando Mayfair – (11) 96490-1768

 

Comentários (0)
Comentar