Tempo em Guararema
31°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Passeio inaugural da Locomotiva 353

Passeio inaugural da maior locomotiva a vapor do Brasil está marcado para a próxima sexta feira, dia 16

a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema /ase prepara para escrever mais um importante capítulo da história da preservação da memória e do patrimônio ferroviário na próxima sexta-feira (16/10), a partir das 14 horas, com o início dos passeios definitivos do “Trem de Guararema”. Personagem principal desse capítulo, a locomotiva 353, a partir de então, passará a ser a maior movida a vapor em operação no país.

Como a história de a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a se confunde com a história do transporte ferroviário, a “Velha Senhora”, como é conhecida, já foi personagem de outras histórias ocorridas no município. A locomotiva pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo muito para o desenvolvimento de a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a.

Agora, a “Velha Senhora” volta aos trilhos com a proposta de preservação ferroviária, resgate histórico e cultural, além de fomento ao turismo cultural.
O projeto, que envolveu a Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária, é uma soma de grandes resultados como o restauro da locomotiva 353, a revitalização das Estações Ferroviárias do Centro e de Luís Carlos, a reconstrução da via férrea no trecho do passeio, a autorização da realização do passeio e a reconquista do transporte ferroviário de passageiros de a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a.

Fabricada nos EUA em 1927 e completamente restaurada para rodar em a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a, a Maria-Fumaça 353 conta com três carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 142 passageiros.

Circulando entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho de aproximadamente 7 quilômetros, o passeio cultural irá promover uma verdadeira volta ao passado, porém, tem o futuro como destino, pois será utilizado como um projeto piloto para demais municípios que tenham viabilidade técnica para implantação do passeio.

Na programação do passeio regular, haverá um dia na semana dedicado ao passeio gratuito destinado às escolas municipais, escolas estaduais, participantes de programas sociais, melhor idade e entre outros grupos do município.

A previsão é de que os strongspan style=text-decoration: underline;a href=http://guararematem.com.br/portal/eventos/passeio-de-trem-guararema/ target=_blankpasseios da “Velha Senhora”/a/span/strong aconteçam as sextas, sábados, domingos e feriados. Os valores, horários e locais de compra de ingresso serão divulgados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), responsável por toda a operação das viagens.

FICHA TÉCNICA:
Apelido: Velha Senhora
Modelo: Pacifc
Fabricante: The Baldwin Locomotive Works
Rodagem: 4-6-2
Ano de Fabricação: 1927
Bitola original: 1,60 m
Peso total: 100,48 t
Comprimento: 19,50 m
Largura: 3,00 m
Altura: 4,50 m
Diâmetro das rodas motrizes: 1,76 m
Velocidade Máxima: 110 km/h

nbsp;

Fotos: Fernando Mayfair – (11) 96490-1768

Comentários (8)
Ver Todos Comentar

  1. debora

    Boa tarde!
    Qual o valor do ingresso para inauguração dia 16?

    • admin
    • Seila Scherma Salvetti
  2. Alexandre de Paula

    Gostaria muito fazer um passeio na velha senhora como agendar um passeio pra casal e qual seria o valor?

    • admin
    • Seila Scherma Salvetti
  3. iranildo fidelis l siqueira

    boa tarde gostaria de saber qual o valor q vai ser o passeio ??

  4. Beny

    353 é uma locomotiva a vapor “Baldwin” de 3 cilindros, americana, de rodagem 4-6-2, a “Velha Senhora” foi entregue pela fabrica em 1927; Estabeleceu o record de velocidade brasileiro de 147 Km/h no trecho entre Rio e São Paulo, quando do seu uso no serviço à passageiros no então conhecido trem “Cruzeiro do Sul” entre 1929 (ano em que chegaram os carros de aço ACF) até 1945, quando as Maquinas Diesel Alco RS1 assumiram o Cruzeiro do Sul.

    A partir dos anos 50, a 353 puxava trens de passageiros secundários com carros de madeira, pequenos trens de carga e trens de serviço ou lastro, até sua aposentadoria nos anos 60.

    Estaremos circulando entre a estação Central de Guararema e a estação de Luis Carlos, trecho com aproximadamente 7 quilômetros, o Passeio Cultural irá nos levar a uma verdadeira volta ao passado.