Tempo em Guararema
30°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Por que o nome Nossa Senhora da Escada?

Saiba peculiaridades dessa história em Guararema

A Mãe de Jesus recebeu vários nomes, como por exemplo, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. Os diferentes nomes tem relação com os fatos que aconteceram ao longo da história, assim foi feita uma imagem diferente para representar cada uma delas.

Segundo os historiadores, na época das “Grandes Navegações”, os marinheiros agradeciam e pediam a proteção a Nossa Senhora da Conceição, a imagem fica numa capela situada à margem do rio Tejo em Lisboa (Portugal). Como a margem do rio é elevada, precisavam subir os 31 degraus que separam a capela do rio.

Com o passar do tempo, a imagem de Nossa Senhora da Conceição começou a ser chamada de Nossa Senhora da Conceição da Escada, para diferenciá-la de outras imagens de Nossa Senhora.

No Brasil, os marinheiros navegavam pelo Rio Paraíba do Sul para chegar ao Rio de Janeiro. No caminho eles paravam na vila chamada “Escada”, pois havia uma capela com a imagem dessa santa. Nos dias de hoje é onde se encontra a “Igreja Nossa Senhora da Escada” em a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a.

Mas existe outra versão contada pelo povo. Os índios quando enterravam os seus mortos construíam uma escada no tumulo para que a alma pudesse subir ao céu. Então os padres Jesuítas colocaram uma “escadinha” no braço da imagem de Nossa Senhora, para que desse modo pudessem catequizar os Índios.

Comentários (4)
Ver Todos Comentar

  1. Inez de Jesus de Freitas Assis

    Fiquei encantada com a imagem segurando a escada e gostaria de saber um pouco mais da origem desta linda Santa carregando a escada.

  2. Inez de Jesus de Freitas Assis

    Maravilhoso e abençoado passeio até a GUARAREMA, local de fé e devoção…Abraços acolhedores♡♡

  3. Inez de Jesus de Freitas Assis

    Lugar abençoado e acolhedor com fé e devoção,,♡♡♡Amem!!!

  4. Inez de Jesus de Freitas Assis

    Abençoado e acolhedor