Tempo em Guararema
29°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Rio Paraíba do Sul

É cenário de grandes histórias do Brasil.

O majestoso rio Paraíba do Sul que passa pela cidade de Guararema é cenário de grandes histórias do Brasil. Foi neste mesmo rio que encontraram a imagem de Nossa Senhora da Aparecida e pelo mesmo rio, que os bandeirantes navegaram até chegar à Freguesia da Escada onde teve início a história da cidade.

Graças ao rio Paraíba do Sul Guararema cultivou café, cana de açúcar e os famosos pêssegos. Com a construção da ferrovia, em 1910, ganhamos mais um cartão postal sobre ele: o Pontilhão. Hoje temos dois belos pontos turísticos à beira rio de fazer inveja a qualquer turista: O “Recanto do Américo” (Pau D’Alho) e a “Ilha Grande” (mais cartões postais!).

O rio não só embeleza a cidade como deixa o nosso clima agradável. O nome “Paraíba” é de origem indígena. Do tupi, pará que significa “rio” e aíba = “ruim”.

O rio Paraíba do Sul “nasce” quando o rio Paraitinga une-se ao rio Paraibuna. O rio Paraitinga nasce no município de Areias-SP na Serra da Bocaina, quando ele chega à Represa de Paraibuna. O rio Paraitinga junta-se com o rio Paraibuna. Então, o rio passa a se chamar Rio Paraíba do Sul que segue para oeste do Brasil. Quando o rio chega a Guararema, muda de direção, flui para o norte muito sinuoso, e muda de direção novamente. Dessa vez para o leste no sentido contrário de onde ele surgiu. Segue para o Estado do Rio de Janeiro, passa por Minas Gerais, volta ao Estado do Rio de Janeiro e deságua em São João da Barra na praia de Atafona.

O rio Paraíba do Sul tem uma importância vital para o Estado do Rio de Janeiro, pois é a única fonte de abastecimento de água para mais de 12 milhões de pessoas. Além disso, é nele onde ocorre a maior transposição do Brasil! Dois terços do seu volume de água são desviados para o rio Guandu para aproveitamento hidrelétrico.

Na praça “Lydia Custódio Dominguez” em frente a “Ilha Grande”, o rio Paraíba do Sul ganhou uma fonte em sua homenagem simbolizada pelos três peixes.

Comentários (1)
Ver Todos Comentar

  1. nadilson medeiros

    parabens , cidade bonita , o prefeito cuida bem dessa , santo antonio de posse sp .