Tempo em Guararema
25°
18°
tiempo.com  +info
GUIA

Seja Feliz

transformando vidas

Os sonhos tornam-se realidade das mais diversas formas. E todas, sem exceção, de forma extraordinária. Quase todas as vezes, muito melhor do que conseguimos imaginar. A Associação Beneficente Seja Feliz Idade é uma destas realidades que se tornam cada vez melhores e mais gratificantes. Reúne pessoas que doam um pouquinho dos seus trabalhos em benefício do próximo. Utilizam o que melhor sabem fazer e o melhor de suas experiências para tornar a vida de pessoas que não tiveram tantas oportunidades em grandes transformações, novas esperanças e capazes de sonhar também!

José Mário Nogueira Junior nasceu em São Paulo e é Cirurgião Dentista. Ele nos conta que sua chegada em Guararema, foi quase um chamamento: “pois há cerca de 10 anos, em um passeio de moto, conheci a cidade e achei muito simpática e  depois retornei algumas vezes e dizia que quando me aposentasse viria morar na cidade, o que pretendo fazer em breve”, e continua: “Durante 20 anos trabalhei como voluntário na Cidade dos Velhinhos Santa Luiza de Marillac, que fica no bairro de Itaquera, em São Paulo. Já atendeu mais de 3.000 idosos durante a sua existência! Atualmente colaboro nos eventos que são realizados. Com esse contato direto com os idosos, embalei um sonho de fazer um centro dia para idosos, que em poucas palavras seria uma ‘creche’ para a terceira idade, aonde o idoso chegaria de manhã, receberia alimentação, cuidados de saúde  e faria atividades físicas e culturais, e depois retornaria para sua casa à tarde, não perdendo o seu vínculo familiar e ‘liberando’ seus familiares para que eles possam fazer suas tarefas diárias (trabalho, estudo etc..)”.

Em conversas com seus pacientes, sempre contava este sonho de criar o centro dia, mas faltava verba para realizar… “Um certo dia, conversando com a minha paciente,  a Sra. Francisca Lerario,  contando do meu sonho, ela me disse que possuía um espaço com cerca de 6.000m², que foi uma antiga escola construída pelo seu pai e que estava inativa, e se eu me interessasse, ela concederia este espaço para eu criar o centro dia. Na hora eu pensei que seria em um local  muito distante de São Paulo, pensei até que seria em outro estado. Disse então que estava interessado e indaguei que cidade que era. E para minha grande surpresa e imensa alegria e emoção, ela me respondeu que era em GUARAREMA! A partir daí, o sonho começava a se concretizar, o local estava bem deteriorado, e precisava de muitas reformas;  então eu e  meus amigos fundamos a associação e começamos a trabalhar para arrecadar dinheiro (fazendo almoços, rifas etc..) e fazer as reformas necessárias. Fizemos então uma parceria com a Gerontologia da USP, para que elaborassem um projeto completo para formar um centro dia. Apresentado o projeto, vimos que para concretizá-lo, além de uma enorme obra, teríamos um custo elevadíssimo para mantermos 15 idosos (cerca de R$ 27 mil), pois a legislação exige vários profissionais (médico, enfermeiros, cuidadores, cozinheira, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza e etc.., o que tornaria inviável…”.

Mesmo assim, José Mário e seus amigos decidiram abrir o Seja Feliz com o que tinham para oferecer naquele momento (fisioterapia, curso de informática, biblioteca): “e para nossa grande surpresa, tivemos várias inscrições de um público de várias idades”.

Hoje o projeto atende cerca de 150 pessoas entre crianças, jovens, adultos e idosos, mensalmente em seus vários cursos, o que deixa todos os envolvidos muito felizes, “mas o sonho do centro dia continua, pois temos espaço e temos fé que um dia ou com parceria de um poder público, ou de alguma empresa privada iremos por este projeto em funcionamento, pois é mais do que necessário espaço como este, pois a população idosa cresce a cada ano”, conta José Mário que desde a fundação é o Presidente da Associação, por qual função não recebe nenhuma remuneração, realizando várias tarefas inerentes ao cargo. Sua dedicação é para a captação de recursos com a finalidade de manter o projeto em funcionamento, principalmente nestes tempos difíceis, já que infelizmente até o presente momento não contam com nenhuma verba pública ou de empresa privada, e dependem apenas de amigos colaboradores.

José Mário lembra que a Seja Feliz está aberta a todas as pessoas de todas as idades, inclusive pessoas que queiram realizar trabalho voluntário. A Associação Seja Feliz está de portas abertas e todos serão bem vindos.

Não existe gratificação maior do que ver no outro, fruto do seu empenho, uma semente de conhecimento e amor que opera milagres na vida das pessoas. Porque, como diz no próprio site: “Tudo se constrói com a união, a felicidade se encontra nos gestos de bondade, igualdade e fraternidade de cada cidadão. A diferença está na atitude de cada um de nós”.

 

Endereço: Avenida Francisca Lerário, 4454 – Maracatu – Guararema – SP

Telefone de contato: (11) 4693-5025

Facebook: @sejafelizidadeguararema

Site: http://www.sejafelizidade.com

E.mail: sejafelizidade@uol.com.br

Comentários (1)
Ver Todos Comentar

  1. SUELI APARCIDA XAVIER DA SILVA

    Sempre me encanto com trabalho voluntário infelizmente não tenho condições financeiras para ajudar mas faço artesanato e tenho tenho muita vontade de ensinar aos idosos porque considero uma terapia quem sabe poderei me juntar a vocês
    Parabéns pelo lindo trabalho