Tempo em Guararema
26°
11°
tiempo.com  +info
GUIA

São Longuinho

Conheça a tradição dos três pulinhos.

O São Longuinho é o Santo conhecido para encontrar coisas perdidas. Para quem ainda não conhece, quando você perde algo, é só pedir ao Santo assim:

– “São Longuinho, São Longuinho me ajude a encontrar … que dou três pulinhos!”

A tradição muda um pouco em cada região… Alguns falam três gritinhos, outros, que além dos três pulinhos, somam mais três gritinhos. Agora se o que você perdeu está difícil, nós selecionamos uma oração de São Longuinho para você.

O motivo que faz de São Longuinho ser o Santo de objetos perdidos ou porque prometer pulinhos para o Santo, não se sabe. Não existem documentos ou livros que relatem o motivo dessa tradição.

São Longuinho é um Santo popular na Espanha e no Brasil. Segundo o teólogo Décio Passos, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Longuinho” vem de “Longinus e que Longinus, por sua vez, vem do grego “lonkhe,” que significa lança. Segundo os historiadores, Longinus chamava-se Cássio e era um dos centuriões romanos que vigiou Jesus enquanto ele estava pregado na cruz.

O padre Aparecido Pereira, estudioso de hagiografias (biografias de santos) e editor do jornal “O São Paulo”, da Cúria Metropolitana explica que Cássio espetou sua lança no coração de Jesus, na Sexta-Feira Santa, e acabou levando um jato de sangue em seus olhos. O centurião sofria de um problema de vista e foi curado. Converteu-se ao Cristianismo e refugiou-se na Cesaréia, onde virou monge, mas foi descoberto e decapitado, como muitos mártires cristãos.

Para quem tiver interesse, a história de São Longuinho é citada no Novo Testamento por Mateus (27:54), Marcos (15:39) e Lucas (23:47).

Fonte: Revista “Mundo Estranho” – Editora Abril

*A imagem do Santo fica na Igreja Nossa Senhora da Escada, em Guararema e está aberta a visitação.

Oração a São Longuinho

Lembrai-vos São Longuinho, prodigiosamente tocado pela graça de Jesus agonizante, em sua última hora, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que recorrem a vossa proteção, fosse por vós desamparado. Assim, dignai-vos interpor em meu favor, vossa valiosa intercessão perante Deus, para que me conceda viver e morrer como verdadeiro cristão, e me auxilie a encontrar o objeto que tanto necessito.” Amém.

Dizer o nome do objeto que procura Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria.

Comentários (1)
Ver Todos Comentar

  1. Ana Cecilia

    Sempre tive muito amor e respeito por São Longuinho