Tempo em Guararema
31°
19°
tiempo.com  +info
GUIA

Imagem de Nossa Senhora D’Ajuda

Conheça a particular história dessa imagem.

Nossa Senhora D’ Ajuda é considerada protetora dos navegantes e é um dos vários nomes que Maria, Mãe de Jesus, recebeu ao longo da história. Conforme os fatos aconteciam, foram criadas diferentes imagens para representar cada uma delas.

Segundo João Augusto da Silva (Figueredo), a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda foi trazida pelos portugueses junto com outras cinco imagens em 1532. Cada uma delas foi deixada em uma cidade. a href=http://guararematem.com.br/ target=_blankGuararema/a teria sido um desses destinos.

Reparem no ano! A escultura de N.S. D’Ajuda é mais antiga do que a primeira igreja com o nome da Santa erguida na cidade de Salvador, em 1549.

Por segurança, a imagem de Nossa Senhora D’Ajuda que está no altar da “Capela D’Ajuda” é uma replica da original pois, em 1989, a imagem foi roubada e encontrada nos fundos de uma casa em Suzano totalmente danificada. A escultura foi restaurada por Eideval Bolanho e hoje está na Igreja de São Benedito (Igreja Matriz) no centro da cidade.

A escultura de Nossa Senhora D’Ajuda tem 1m 20cm de altura, é feita de terracota, ou seja, é uma cerâmica feita de argila, modelada e depois cozida no forno, o resultado é um material rígido e durável. Esse tipo de cerâmica é muito valorizado por escultores e arquitetos.

Comentários (0)
Comentar